Mapeamento do grupo de risco ao COVID-19 no municipio de São João da Boa Vista.

O mapeamento tem como objetivo de demostrar a localização da população com mais de 60 anos, que é o grupo de risco do Covid-19.

Desde o início da confirmação dos primeiros casos confirmados de COVID-19, São João tem mantido uma taxa controlada de contágio, registrando 1 caso da doença a cada 1,17 dias, com um índice de letalidade de 9,8%. Infelizmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns grupos populacionais correm maior risco de contrair a forma grave da doença e as pessoas acima de 60 anos são as principais vítimas. Nesse sentido, é certo que essa população deve ser mais protegida e monitorada pelos órgãos de saúde e pela sociedade em geral.

A fim de dar uma resposta frente a essa realidade da pandemia, construímos um portal Web onde demos espacialidade a indicadores importantes do último censo demográfico do IBGE (2010) para a cidade de São João, tais como: quantidade de pessoas entre 60 e 80 anos, quantidade de pessoas acima de 80 anos, densidade demográfica, população com rendimento inferior a 1 salário mínimo mensal, domicílios com rendimento per capita inferior a 1 salário mínimo, além de áreas de alto risco de contágio com letalidade em função da alta densidade demográfica (acima de 500 hab/km²) e elevado número de idosos com mais de 60 anos (superior a 100 habitantes).

Você pode acessar os dados neste endereço: https://qgiscloud.com/almeidafornazieiro/Covid-SJBV/, explorando cada uma das variáveis através do menu Map&ToolsàLayers&Legend e também pelo clique nas feições do mapa para detalhes das informação.

https://qgiscloud.com/almeidafornazieiro/Covid-SJBV/

A região da Vila Bancária apresenta o maior número de idosos do munícipio, enquanto regiões dos bairros Jardim Novo Horizonte, Crepúsculo, Vila Conceição e Recanto Jaguari são os mais vulneráveis aos efeitos econômicos da pandemia por conta do maior número de domicílios e responsáveis com rendimento inferior a 1 salário mínimo.

Ong Viva São João

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *