Papel dos vereadores.

Todo vereador ao se candidatar tem a obrigação de saber qual será o seu trabalho caso seja eleito, muitos só descobrem quando são eleitos e começam os trabalhos, um trabalho muito importante que poucas pessoas sabem e poucos vereadores se lembram, vamos lá.

Vereador não pode criar nenhuma lei que gere despesa para o município, o que o vereador pode fazer é  enviar sugestões ao poder executivo, que irá incluir ou não no plano orçamentário do município.

Se um vereador prometeu construir alguma coisa em seu bairro, aumentar o salário dos servidores municipais, ou até mesmo trocar lâmpadas queimadas de praças, foi tudo uma ilusão, pois não é ele quem decide isso, ele deverá contar com a boa vontade do poder executivo em aceitar a sua sugestão ou não.

O que faz um vereador então?

Vereador aprecia as leis enviadas pelo executivo, aprova, faz sugestões de melhoria ou as recusa.

As leis criadas pelos vereadores se limitam a nomes de praças, ruas, prédios municipais, centros públicos.

Agora ta achando pouco?

O papel mais importante do vereador é acompanhar os gastos feito pela administração do município, fiscalizar os gastos, para que o dinheiro do orçamento seja bem empregado,  analisar o orçamento anual do município, para ver se está correto e posteriormente se ele será seguido.

Uma câmara de vereadores que faz o trabalho de acompanhamento das contas, gera uma economia de milhares de reais para o município, muito maior que qualquer valor economizado pela câmara dos vereadores.

Acompanhar os gastos, checar a entrega dos serviços/produtos adquiridos, tudo isso é fiscalizar. E esse é o papel principal dos vereadores.

Entre os trabalhos dos vereadores podemos dizer a ordem de  importância é:

1 – Fiscalizar;

2 – Fiscalizar;

3 – Fiscalizar ;

4 – Fiscalizar.

Se ele fizer esse papel, legislar será muito fácil, pois terá conhecimento das leis que rege o município, do que será votado, e o que isso implicará no futuro do município e dos munícipes.

Um papel importante dos Vereadores mas não tão importante quando fiscalizar é o de cobrar deputados, secretários e ministros para que destinem verbas estaduais ou federais para o município em que atua. Essa cobrança gera receita extra ao município, que pode gerar grandes projetos. Mas mais uma vez esbarramos na questão da fiscalização, pois uma verba vinda de fora deverá também ser muito bem fiscalizada, pois é onde está a maior parte de desvio de dinheiro público.

Por isso a importância de uma Câmara atuante que saiba fiscalizar e que fiscalize o gasto público.

Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.